Buscar
  • melinasilvaarquitetura

Indicação de caimento inadequado provoca inconvenientes.

Durante as vistorias realizadas pela empresa, presenciamos muitas situações que geram insatisfações e anomalias aos imóveis, dentre elas, dividimos aqui uma situação onde o direcionamento equivocado de caimento de piso, causou aborrecimentos relacionados a um serviço que parece fácil, mas requer atenção.

Uma das objeções do cliente era a invasão das águas através de um quarto em todo evento de chuva ou lavagem das áreas externas. Observamos que, após troca de revestimento de piso, para as instalações do sistema de drenagem, a empresa contratada para realizar as obras, instalou ralos lineares posicionados em configuração “U”, no perímetro da área externa, coincidindo com o limite da porta de correr de um dos quartos do apartamento, o que colaborou para a invasão das águas através do piso do quarto.


A seguir, mostramos um croqui demonstrando a posição do deck de madeira e os ralos lineares.

Croqui demonstrativo das alterações

Este tipo de instalação contraria as boas práticas da construção que sugere que o caimento de piso seja induzido para o lado contrário às portas, afim de evitar justamente este tipo de inconveniente.


Além da indicação de caimento em direção não recomendada, a reforma não previu desnível entre área interna e externa (quarto/área externa), afim de bloquear a entrada de água, sendo somente instalado esquadria de alumínio das portas, o que não garante a vedação.


De forma a atender as normas ABNT NBR13753 e NBR15575, o caimento para áreas externas deve ser de no mínimo 1% em direção às áreas de coleta das águas e ainda, para atender as boas práticas da construção civil, é necessário que seja previsto desnivel entre áreas internas e externas, afim de impedir a entrada de água advinda de chuvas e lavagens, conforme demonstrado na ilustração a seguir.


Esquema demonstrativo de níveis

Todo tipo de obra deve ser acompanhada de um profissional técnico capacitado para o tipo de serviço e de preferência, organizado por um projeto arquitetônico provido de detalhamento construtivo, visando evitar retrabalho, desperdício, extrapolamento de orçamento e aborrecimentos diversos.


A Melina Silva Arquitetura Preventiva e Diagnóstica é uma empresa especializada em engenharia diagnóstica, o que compete capacidade técnica de identificar e diagnosticar além de prevenir, anomalias construtivas das edificações através de projetos bem resolvidos, aliado ao baixo custo de manutenção.


Prestamos serviços voltados à vistorias, laudos, perícias e projetos de prevenção as anomalias construtivas.


Caso você também precise de nossos serviços, entre em contato conosco através do e-mail melina.msarquitetura@gmail.com


Agradecemos o seu interesse no nosso trabalho!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo